Biblioteca Virtual em Saúde

Portal de Teses e Dissertações- Saúde Pública

    Saiba Mais

    Cursos de Pós-Graduação

    • Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / Fiocruz

      A Pós-Graduação stricto sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP integra, dinamiza e potencializa áreas temáticas e linhas de investigação em pesquisas básicas, problemas de saúde da população, promoção a saúde, programação e política de saúde e análise institucional. É responsável pela formação de profissionais na área de pesquisa e ensino, articulando-os frente às demandas sociais do setor.

      A Escola, através de sua Coordenação de Pós-Graduação, oferece na área stricto sensu, estágio de Pós-doutorado e os cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Pública, em oito subáreas de concentração: Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde; Epidemiologia Geral; Endemias, Ambiente e Sociedade; Saúde e Sociedade; Saneamento Ambiental; Saúde, Trabalho e Ambiente; Toxicologia Ocupacional/Ambiental; e Políticas Públicas e Saúde.

      Na categoria de Mestrado Profissionalizante, os cursos são nas áreas de Gestão em Saúde, Vigilância em Saúde, Ciência e Tecnologia e Informação e Comunicação.

      Todas as informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado da Ensp podem ser obtidas na Plataforma SIGA: áreas de concentração, linhas de pesquisa, docentes, disciplinas oferecidas, calendário acadêmico e matrícula.

      Acesse o site:

      http://www.sigass.fiocruz.br

      Coordenador

      Adauto José G. de Araújo

      Coordenador Adjunto

      Carlos Machado de Freitas

      Coordenadora Adjunta de Pesquisa

      Silvana Granado N Gama

      Comissão de Pós-Graduação

      Carlos Machado de Freitas
      Silvana Granado N. Gama
      Francisco Inácio P. Bastos
      Dora Chor
      Josino Moreira
      Simone Assis
      Regina Bodstein
      Margareth Portela
      Carlos Coimbra
      Adauto Araújo (coordenador)
      Simone Gomes ou Gabriela Andrade, representantes dos alunos de doutorado
      Rogério Luís Ferreira e Isabel Cristina Emerick, representantes dos alunos de mestrado

      Secretaria

      André Souza
      Morgana de Mello Silva
      Joselmo Leal

    • Instituto de Medicina Social / UERJ

      O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IMS/UERJ (PPGSC-IMS/UERJ).

      O objetivo geral do PPGSC-IMS/UERJ tem sido, desde sua criação, desenvolver uma reflexão interdisciplinar e crítica sobre o processo saúde/doença em suas múltiplas dimensões e sobre as políticas de saúde no Brasil. Sua função primordial é a formação de pessoal capacitado para pesquisa, docência e prestação de serviços na área de Saúde Coletiva.

      O PPGSC-IMS/UERJ completa este ano trinta anos de existência. Sua formatação original era a de uma área de concentração (Medicina Social e Preventiva) do Mestrado em Medicina da UERJ. Esta configuração foi necessária naquele momento devido ao então restrito corpo docente do IMS, que não permitiria a criação de um programa autônomo.

      Esta situação persistiu até 1987, com a criação do Mestrado em Saúde Coletiva, que trouxe três importantes modificações em relação ao seu predecessor: o mestrado tornou-se independente. Em função disto, deixou de ser restrito a médicos e o currículo do mestrado sofreu uma profunda reformulação. Outro passo importante nesta trajetória foi a implantação do Doutorado em Saúde Coletiva, com a primeira seleção ocorrendo em 1991, bem como a implantação das três áreas de concentração do Mestrado Acadêmico e do Doutorado: Ciências Humanas, Epidemiologia e Planejamento.

      O Mestrado acadêmico estrutura-se em três áreas de concentração: Ciências Humanas e Saúde, Epidemiologia e Política, Planejamento e Administração em Saúde. A seleção é feita por concurso público, que inclui exame de proficiência em língua inglesa, prova específica, exame de currículo e entrevista.

      O Doutorado foi desenhado num modelo tutorial; sendo assim, não existe currículo obrigatório, ficando a determinação do conjunto de disciplinas a ser cursado pelo candidato a cargo do orientador. Por seu caráter tutorial é necessária a apresentação de uma carta de aceite do orientador potencial para a inscrição no processo seletivo.

      A seleção é feita por concurso público, que inclui exame de proficiência em língua inglesa e uma segunda língua (variável segundo a área), exame do projeto, exame de currículo e entrevista. A área de concentração em Ciências Humanas exige ainda uma prova de conhecimentos específicos.

      Para mais informações acesse o site

      http://www.ims.uerj.br/

    • Faculdade de Saúde Pública / USP

      O programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da FSP tem uma longa tradição no contexto brasileiro. Desde 1928 vem formando especialistas em Saúde Pública que, em todos os níveis de governo, têm contribuído para a formulação e desenvolvimento de políticas públicas de Saúde no país. Com a criação da Pós-Graduação strictu sensu, os cursos da FSP evoluíram para os atuais mestrado e doutorado. Atualmente, o Programa oferece vagas em 5 áreas de concentração: Epidemiologia, Nutrição, Saúde Ambiental, Saúde Materno-Infantil e Serviços de Saúde Pública. Em cada uma dessas áreas, um conjunto abrangente de linhas de pesquisa permite o desenvolvimento de variados projetos multidisciplinares, conferindo ao Programa amplas possibilidades para a abordagem de diferentes objetos no campo da Saúde Pública.

      O objetivo da Pós-Graduação strictu sensu é preparar pessoal qualificado, nos níveis de Mestrado e Doutorado para o exercício de atividades de pesquisa e de magistério superior, bem como qualificar profissionais de alto nível para os serviços de saúde. (158 palavras 1050 caracteres, incluindo espaços)

      Comissão de Pós-Graduação:

      José Alfredo Gomes Arêas (Presidente)
      Néia Schor (Vice-Presidente)
      Sueli Gandolfi Dallari
      Arlindo Philippi Jr.
      Péricles Alves Nogueira
      Julicristie Machando de Oliveira (aluna)
      Ligia Araújo Martini (suplente)
      Augusta Thereza de Alvarenga (suplente)
      Glavur Rogério Matté (suplente)
      Sérgio Colacioppo (suplente)
      Julio Cesar Rodrigues Pereira (suplente)
      João Batista Vitor (aluno suplente)

      Informações sobre regulamento, processo seletivo e outras, acesse:

      http://www.fsp.usp.br/boletim.php?lang=pt&visionId=10142056200346&style=homepage